domingo, 13 de maio de 2012

ALEGRIA!


ALEGRIA!
Este ano trabalhamos com o vídeo ALEGRIA, que nos foi apresentado no ano passado pela MAX e Cátia, da SEE/MG. Depois de pensar bastante sobre ele, cheguei a uma conclusão: Como não aceitar o encanto da ALEGRIA? De fato, ela deve ser contagiante. Não a alegria insana, mas aquela que nos move e nos dá vida, coragem, força.
No escotismo, um dos itens de sua Lei é “o escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades”. É preciso buscarmos e aprendermos com a alegria das pequenas coisas da vida. Afinal, “uma dificuldade deixa de ser difícil logo que você ri dela”. Parece tolo dizer isso, mas se ser professor não é uma tarefa fácil, quando nos deixamos mergulhar na amargura e rancor tudo fica ainda mais difícil.
Ter ALEGRIA na vida requer equilíbrio, versatilidade, flexibilidade, treino, trabalho em equipe, confiança, ousadia. São essas MUDANÇAS DE ATITUDE que nos garantem a beleza da descoberta e os aplausos da vitória. ALEGRIA!
Chamo atenção de vocês para a cena em que um menino pula nos braços da dançarina, para juntos darem um pulo desafiante. A educação tem disso: se nosso aluno não confiar em nossos braços, nossos gestos, nossas palavras, nada acaba tendo sentido. Não ocorre o aprendizado.
O educador deve levar constantemente a esperança e semeiar os sonhos. Fico comovido com isso, pois percebo que isso significa ALEGRIA. Espero que por mais difícil seja nosso trabalho, não percamos a ALEGRIA, pois entremeado a ela está a ESPERANÇA. Acreditemos: vale a pena despertá-las em nossa vida e daqueles que estão ao nosso lado.
Forte Abraço,
Álvaro Luiz

Vale a pena assisti-lo. Fica a indicação.

Um comentário:

  1. Álvaro seu blog ficou muito bom, e o conteúdo é muito gostoso de se ler.

    Parabéns pela iniciativa!

    Abraços
    Paula Maciel

    ResponderExcluir