quarta-feira, 16 de maio de 2012

VIDA MARIA

Prezadíssimos Amigos,
"VIDA MARIA" é um filme de Márcio Ramos. Foi realizado pelo Governo do Estado do Ceará e premiado no "3º. PRÊMIO CEARÁ DE CINEMA E VÍDEO". Conta a história de “Maria José, uma menina de 5 anos de idade que é levada a largar os estudos para trabalhar por influência da família. Enquanto trabalha, cresce, casa, tem filhos, envelhece”. Um ciclo vicioso de vida que explica a ausência da educação em várias gerações de mulheres da mesma família.

Vida Maria – foi um vídeo que mexeu MUITO comigo. Em oito minutos percorremos a vida de muitas brasileiras, muitas Marias que vivem tão próximas de nós e que não as percebemos. Marias que carregam o difícil encargo de serem ninguém e, ao mesmo tempo, serem muitas. Marias sem sobrenome, que teimam em serem mulheres, mães, trabalhadoras, esposas, filhas, enfim, Marias de tantas facetas e tantos sacrifícios.
Muitas são as Marias que vivem nas escolas. Alunas em busca da realização de sonhos, mas que, muitas vezes, a vida se encarrega em tragá-las. Tirando delas o que elas têm de melhor: sua ternura, seu brilho no olhar, seu desejo em aprender.
Enquanto professor, confesso já ter me deparado com muitas delas e fico na dúvida de quantas pude ajudar. Tenho certeza que para elas uma palavra faz toda a diferença, tanto para tirá-la dessa “Vida Maria”, quanto para derrubá-la de vez para lá.
O professor traz consigo essa missão de possibilitar a realização de sonhos, ampliar horizontes e ajudar vários alunos a transformarem suas vidas. Espero que as “Marias” e os “Severinos” encontrem em sua vida essa força de transformação, e que possibilite a cada um ser uma pessoa melhor, especial e diferente – agentes de sua própria história.
Essas são duas formas possível de link para quem ainda não assistiu ao filme:


Espero que gostem desse vídeo e que, assim como aconteceu comigo, se sintam motivados a ensinar e aprender com essas crianças e adolescentes que vivem tão perto de nós.
Forte Abraço,
Álvaro Luiz

3 comentários:

  1. Companheiro Álvaro

    Uma animação muito boa, vida de Maria, Maria Eulália era o nome da minha estimada vó, guerreira no cumprimento de suas tarefas como auxiliar de serviços gerais numa das escolas do nosso estado. Senti que as vezes a minha vida prevalece Maria, mas diante de qualquer opressão não me calarei, pois a minha Vida Maria não permite esperar e sim agir para que minhas novas Marias busquem novas histórias, novas atitudes!

    André Macedo

    ResponderExcluir
  2. Alvaro, Boa Noite!

    Acredito que a EDUCAÇÃO tem o PODER de TRANSFORMAR. Precisamos investir, não fazer de conta que estamos EDUCANDO. Precisamos ter o pé no chão para não deixar que muitos de nossos alunos passam pela vida como Maria. Já conhecia o vídeo e me causa uma profunda tristeza em pensar que muitos dos nossos meninos acabam com seus sonhos tão cedo. Podemos fazer alguma coisa? Acredito que sim. O EDUCADOR que conhece e respeita o universo da criança tem um grande PODER.

    Um abraço,

    Maria de Jesus

    ResponderExcluir